top of page

30 anos da Astec:
MUITO FOI FEITO, MUITO HÁ A SE FAZER

Screenshot_39.png
Presidente_Irineu_Foschiera.jpeg

Eng. Agr. Irineu Foschiera 

Presidente da Astec 

Gestão 2023-2024

Partindo da visão da necessidade de valorização do conhecimento e aperfeiçoamento técnico permanente e da importância dos profissionais do quadro para o desenvolvimento social e econômico da cidade, em 1994 foi criada a Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (Astec), que neste ano de 2024 está completando 30 anos de fundação e de luta pela valorização profissional.

Buscou-se propor soluções visando reter profissionais que até então eram requisitados pelo mercado por salários superiores e planos de carreira mais condizentes. Conquistou-se a partir daí a Gratificação de Incentivo Técnico (GIT) para todos os técnicos, posteriormente extensiva também ao regime de 30 horas, vale-alimentação, participamos ativamente da criação do Previmpa, no qual continuamos vigilantes na fiscalização por meio do apoio aos Conselhos Deliberativo e Fiscal. 

Como associação, lutamos pela valorização profissional, salário digno e condições dignas de trabalho. Continuamente, novos técnicos somam-se renovando o quadro de associados e garantindo a manutenção das lutas futuras. Atuamos também na área de convênios com empresas e profissionais em diversos setores como saúde, jurídica, social, além de lazer, turismo, cafés temáticos e orientações aos associados. 

A luta dos servidores tem sido árdua ao longo dessas três décadas. Denunciamos o arrocho salarial, o descaso e a falta de técnicos nos serviços públicos essenciais da cidade, bem como que tragédias como a da Pousada Garoa e a inundação da cidade poderiam ter sido evitadas, pelo menos parcialmente, se houvesse planejamento técnico e programas de manutenção periódica.

Nas páginas que seguem, discorremos sobre a sina de uma cidade como Porto Alegre em que a má gestão foi capaz de transformá-la de capital do pioneirismo ambiental à negligência, do controle público à entrega do patrimônio, da participação social em negacionismo, de protagonista a refém do mercado imobiliário. Abordamos também como o descaso com a função técnica contribuiu para as inundações da cidade e o incêndio na pousada levando a mortes evitáveis de pessoas.

Muitas notícias e artigos inéditos sobre saneamento, assistência social, saúde, lazer, infraestrutura e gestão aguardam você nesta edição. 

Parabéns à Astec pelos 30 anos de atuação!

 

Boa leitura!

Visite nosso site, www.astecpmpa.com.br, curta e compartilhe nas redes sociais.

Palavra do Presidente | Revista da Astec, v. 24, n. 52, agosto 2024.

convenio 2.png
bottom of page